Remédios manipulados para emagrecer: benefícios e malefícios
Como fórmulas manipuladas podem te ajudar a emagrecer? Emagrecer rápido e de forma saudável é possível? Se sim, como fazê-lo com saúde? Afinal, remédio manipulado para emagrecer funciona?
Vamos falar sobre tudo o que você precisa saber de medicamentos manipulados para emagrecer e como ter uma vida mais leve e com saúde. Saiba mais!
O que é um remédio manipulado para emagrecer?
Existem diversos tipos de remédio manipulado para emagrecer no mercado e o melhor é aquele que se encaixa nas suas necessidades de saúde.
Você pode encontrar nas farmácias remédios para emagrecer que são naturais, retirados de extratos de plantas e que – teoricamente – não fazem mau algum para a saúde.
Normalmente eles estimulam o metabolismo ou inibem a fome, o que ajuda no processo de emagrecimento.
Há também aquelas medicações farmacêuticas, geralmente prescritas por um médico endocrinologista ou nutrólogo e devem ter seu uso acompanhado, já que alguns apresentam riscos para a saúde, como a sibutramina, por exemplo.
No caso dos remédios químicos, é muito importante seguir à risca a prescrição médica e observar os efeitos colaterais que eventualmente podem acontecer.
Vamos falar mais à frente um pouco mais sobre o remédio manipulado para emagrecer e você entenderá a diferença.
O que é obesidade?
A Obesidade é um problema sério não só no Brasil como no mundo inteiro. No nosso país, a obesidade cresce gradativamente e cerca de metade da população está acima do peso, conforme mostra um estudo realizado pelo Ministério da Saúde.
A obesidade é determinada quando o índice de massa corpórea for maior do que 30 (IMC ? 30Kg/m²). No Brasil, o estudo epidemiológico mostra uma maior prevalência de obesidade nas mulheres 12,4% e nos homens 7,0%.
O sobrepeso é classificado na tabela quando o paciente estiver com o IMC maior que 25 (IMC ? 25kg/m²).
A obesidade ou o sobrepeso podem ser causados por diversos fatores, como a predisposição genética, sedentarismo, condições psicológicas, hábitos alimentares inadequados ou mesmo determinadas condições médicas.
Pacientes acometidos com obesidade e sobrepeso são mais propensos a ter doenças sérias como hipertensão e diabetes, além de alterar significativamente a qualidade de vida.
Para quem quer evitar as enfermidades causadas pelo aumento de peso, prevenir complicações ou mesmo aumentar o bem-estar, emagrecer com saúde é fundamental.
É necessário tomar alguns cuidados com a alimentação associada a exercícios físicos. Mas quando se fala em dietas para perder peso, a reação da maioria das pessoas é a mesma: assustar-se, desconversar o assunto e ignorá-lo.
Muitas vezes ficamos apenas com a vontade de emagrecer, pois logo aparecem as desculpas.
E são muitos os empecilhos que contribuem para a perda de peso como: não conseguir adequar a dieta e exercícios a sua rotina, alterações do estado emocional, baixa autoestima e, com tudo isso, acabamos desistindo de tentar emagrecer.
Quais são os benefícios do remédio manipulado para emagrecer?
O remédio manipulado para emagrecer é preparado a partir de matérias primas extraída de plantas, com mecanismos de ação comprovados, tendo como principais vantagens e benefícios:
- Fórmulas personalizadas e individualizadas de acordo com a necessidade do paciente.
- Possibilidade de associação a outros fármacos, suplementos e fitoterápicos para melhores resultados.
- Permite o uso de diferentes dosagens de acordo com a necessidade do paciente;
- Menos efeitos colaterais.
- Escolha da melhor forma farmacêutica (cápsulas, sachês, chás, jujubas e chocolates.
- Tipos de involucros diferentes cápsulas gelatinosas, gastrorresistentes, vegetais, clorofila e orodispersíveis (sublingual).
- Pacientes com intolerância a lactose e glúten permite a escolha do excipiente específico.
Podemos usar como exemplo: um paciente chegou na farmácia de manipulação com uma receita de medicamentos para emagrecer e relata a dificuldade de engolir cápsulas.
Ele relata que mesmo fazendo o uso em sachê sente o gosto ruim e não consegue tomar os medicamentos indicados pelo profissional.
Para resolver este caso, o farmacêutico orienta o paciente um remédio manipulado para emagrecer que será manipulado em outra forma farmacêutica, como por exemplo: jujubas ou em barras de chocolate, aumentando assim a adesão ao tratamento.
Os remédio manipulado para emagrecer agem basicamente no organismo de 6 formas diferentes:
- Redução do apetite, causa uma sensação de saciedade, consequentemente uma diminuição na ingestão de calorias.
- Aceleração do metabolismo, aumentando a queima de calorias.
- Redução na absorção de gordura.
- Melhor absorção dos carboidratos, evitando picos de insulina.
- Aumento da quebra de gorduras (lipogênese).
- Diminuição da criação de novas células de gordura (adipogênese).
Dessa forma, o uso de remédio manipulado para emagrecer auxilia a perda de peso, quando associada a uma boa dieta e atividades físicas, de forma saudável e segura.
Quando usar remédios manipulados para emagrecer?
O remédio manipulado para emagrecer pode ser usado em pacientes com obesidade ou sobrepeso para auxiliá-lo na guerra contra a balança. É uma estratégia inteligente, porque a manipulação permite uma abordagem personalizada.
O acompanhamento de um profissional qualificado para a prescrição da fórmula ideal é fundamental. Mesmo sendo natural, a utilização sem orientação pode trazer malefícios.
O uso de remédios naturais para emagrecer não substituem uma boa dieta e atividades físicas. Os medicamentos vêm para auxiliar na perda de peso.
Qual o melhor remédio natural para emagrecer?
O primeiro passo é a mudança no estilo de vida, uma alimentação saudável e fazer exercícios regularmente. O remédio natural manipulado irá ajudar a acelerar a perda de peso.
O melhor remédio manipulado para emagrecer para um não é o mesmo para outro, visto que as pessoas são diferentes. Assim o ideal é que um profissional avalie qual é o melhor remédio natural para você.
O médico, nutricionista ou farmacêutico terão vários fitoterápicos manipulados à disposição na hora de prescrever.
Eles possuem diversas ações como: ação diurética, diminuição na absorção de gorduras, aumento do metabolismo, maior sensação de saciedade, diminuição do apetite e outras.