Fazer ‘espuma de água micelar’ vira febre no TikTok.
O TikTok tem sido um dos grandes responsáveis por viralizar produtos e tendências na área da beleza. Desta vez, chegou a hora de a já conhecida água micelar roubar a cena na rede social. Não era para menos, já que uma unidade do produto, criado pelo laboratório Bioderma em 1991, é vendida a cada segundo no mundo inteiro.
A solução de limpeza de pele é enriquecida com micelas, pequenas partículas que agem como um ímã, atraindo todas as sujeiras e impurezas. Por ser um produto leve, a água micelar limpa suavemente sem agredir a pele. “Ajuda a limpar através das partículas que carregam oleosidade, resíduos de maquiagem, cremes e sujidade, sem causar grande agressão na barreira da pele”, comenta a dermatologista Calu Franco.
No entanto, a água vem sendo utilizada de outra forma pelas internautas da rede social. Usando a hashtag #micelarhack, mais de 424 mil pessoas sopram um algodão repleto de água micelar que libera uma espuma com a qual vão limpar o rosto. A princípio a ideia parece uma boa, já que a espuma é uma das formas queridinhas entre os produtos de skincare, mas segundo especialistas a prática não é recomendada. “Isso é extremamente arriscado e perigoso, porque a boca contém microorganismos e bactérias, o que pode contaminar e alterar a pele. Melhor usar o produto da maneira original”, afirma a Dra. Juliana Neiva.
Calu recomenda que é importante o consumidor achar o formato ideal de cada produto, já que no mercado não faltam opções que facilitam a limpeza. “Se o paciente preferir a forma de espuma, é preferível que invista em produtos já prontos com pump espumador (aplicadores que formam a espuma)”, aconselha. Há inúmeros tipos de água micelar já que o produto é indicado para uso diário e de modo geral para todos os tipos de pele. “Atualmente temos o produto em formato específico para peles oleosas, sensíveis, acneicas”, destaca Juliana, que recomenda aplicar o produto com a ajuda de um algodão, passando no rosto de dentro para fora em movimentos suaves, mas sem esfregar com força.
De acordo com Calu, é importante considerar que a água não limpa a pele de maneira profunda, por isso, dependendo do caso, vale investir em outros produtos para auxiliar nessa tarefa. “Quem utiliza maquiagens pesadas e à prova d’água pode precisar complementar a limpeza após a água micelar. Neste caso, é indicado lavar o rosto com um gel de limpeza ou sabonete líquido.”.